quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jóias Preciosas



NARRA ANTIGA LENDA, QUE UM RABI, RELIGIOSO DEDICADO, VIVIA MUITO FELIZ COM SUA FAMÍLIA. ESPOSA ADMIRÁVEL E DOIS FILHOS QUERIDOS. CERTA VEZ, POR IMPERATIVOS DA RELIGIÃO, O RABI EMPREENDEU LONGA VIAGEM AUSENTANDO-SE DO LAR POR VÁRIOS DIAS. NO PERÍODO EM QUE ESTAVA AUSENTE, UM GRAVE ACIDENTE PROVOCOU A MORTE DOS DOIS FILHOS AMADOS. A MÃEZINHA SENTIU O CORAÇÃO DILACERADO DE DOR. NO ENTANTO, POR SER UMA MULHER FORTE, SUSTENTADA PELA FÉ E PELA CONFIANÇA EM DEUS, SUPORTOU O CHOQUE COM BRAVURA.
TODAVIA, UMA PREOCUPAÇÃO LHE VINHA À MENTE: COMO DAR AO ESPOSO A TRISTE NOTÍCIA? SABENDO-O PORTADOR DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, TEMIA QUE NÃO SUPORTASSE TAMANHA COMOÇÃO. ROGOU A DEUS AUXÍLIO PARA RESOLVER A DIFÍCIL QUESTÃO. ALGUNS DIAS DEPOIS, NUM FINAL DE TARDE, O RABI RETORNOU AO LAR.
ABRAÇOU LONGAMENTE A ESPOSA E PERGUNTOU PELOS FILHOS...
ELA PEDIU PARA QUE NÃO SE PREOCUPASSE. QUE TOMASSE O SEU BANHO, E LOGO DEPOIS ELA LHE FALARIA DOS MOÇOS. ALGUNS MINUTOS DEPOIS ESTAVAM AMBOS SENTADOS À MESA. ELA LHE PERGUNTOU SOBRE A VIAGEM, E LOGO ELE PERGUNTOU NOVAMENTE PELOS FILHOS. A ESPOSA, NUMA ATITUDE UM TANTO EMBARAÇADA,  RESPONDEU AO MARIDO: DEIXE OS FILHOS. PRIMEIRO QUERO QUE ME AJUDE A
RESOLVER UM PROBLEMA QUE CONSIDERO GRAVE.
O MARIDO, JÁ UM POUCO PREOCUPADO PERGUNTOU: O QUE ACONTECEU? NOTEI VOCÊ ABATIDA! FALE! RESOLVEREMOS JUNTOS, COM A AJUDA DE DEUS. 
- ENQUANTO VOCÊ ESTEVE AUSENTE, UM AMIGO NOSSO VISITOU-ME E DEIXOU DUAS JÓIAS DE VALOR INCALCULÁVEL, PARA QUE AS GUARDASSE. SÃO JÓIAS MUITO PRECIOSAS! JAMAIS VI ALGO TÃO BELO! - O PROBLEMA É ESSE! ELE VEM BUSCÁ-LAS E EU NÃO ESTOU DISPOSTA A DEVOLVÊ-LAS, POIS JÁ ME AFEIÇOEI A ELAS. O QUE VOCÊ ME DIZ?
- ORA MULHER! NÃO ESTOU ENTENDENDO O SEU COMPORTAMENTO! VOCÊ NUNCA CULTIVOU VAIDADES!... POR QUE ISSO AGORA? - É QUE NUNCA HAVIA VISTO JÓIAS ASSIM! SÃO MARAVILHOSAS!
- PODEM ATÉ SER, MAS NÃO LHE PERTENCEM! TERÁ QUE DEVOLVÊ-LAS.

- MAS EU NÃO CONSIGO ACEITAR A IDÉIA DE PERDÊ-LAS!
E O RABI RESPONDEU COM FIRMEZA: NINGUÉM PERDE O QUE NÃO POSSUI. RETÊ-LAS EQUIVALERIA A ROUBO!
- VAMOS DEVOLVÊ-LAS, EU A AJUDAREI. FAREMOS ISSO JUNTOS, HOJE MESMO.

- POIS BEM, MEU QUERIDO, SEJA FEITA A SUA VONTADE. O TESOURO SERÁ DEVOLVIDO. NA VERDADE ISSO JÁ FOI FEITO. AS JÓIAS PRECIOSAS ERAM NOSSOS FILHOS.

 - DEUS OS CONFIOU À NOSSA GUARDA, E DURANTE A SUA VIAGEM VEIO BUSCÁ-LOS. ELES SE FORAM.
O RABI COMPREENDEU A MENSAGEM. ABRAÇOU A ESPOSA, E JUNTOS DERRAMARAM  GROSSAS LÁGRIMAS. SEM REVOLTA NEM DESESPERO.

 
 OS FILHOS SÃO JÓIAS PRECIOSAS QUE DEUS NOS CONFIA A FIM DE QUE CUIDEMOS E ENSINEMOS O CAMINHO EM QUE DEVEM ANDAR. NÃO PERCAMOS A OPORTUNIDADE DE LAPIDÁ-LAS BURILANDO EM SUAS MENTES E CORAÇÕES A PALAVRA DE DEUS. E SE TIVERMOS ENTÃO EM ALGUM MOMENTO, QUE DEVOLVÊ-LAS A DEUS, NOSSO CONSOLO SERÁ PLENO.

Richard Simonetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...