quinta-feira, 29 de setembro de 2011
A FÉ: MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE
A FÉ: MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE
PARA SER PROVEITOSA, A FÉ TEM DE SER ATIVA; NÃO DEVE ENTORPECER-SE. MÃE DE TODAS AS VIRTUDES QUE CONDUZEM A DEUS, CUMPRE-LHE VELAR ATENTAMENTE PELO DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS QUE GEROU.
A ESPERANÇA E A CARIDADE SÃO COROLÁRIOS DA FÉ E FORMAM COM ESTA UMA TRINDADE INSEPARÁVEL. NÃO É A FÉ QUE FACULTA A ESPERANÇA NA REALIZAÇÃO DAS PROMESSAS DO SENHOR? SE NÃO TIVERDES FÉ, QUE ESPERAREIS? NÃO É A FÉ QUE DÁ O AMOR? SE NÃO TENDES FÉ, QUAL SERÁ O VOSSO RECONHECIMENTO E, PORTANTO, O VOSSO AMOR?
INSPIRAÇÃO DIVINA, A FÉ DESPERTA TODOS OS INSTINTOS NOBRES QUE ENCAMINHAM O HOMEM PARA O BEM. É A BASE DA REGENERAÇÃO. PRECISO É, POIS, QUE ESSA BASE SEJA FORTE E DURÁVEL, PORQUANTO, SE A MAIS LIGEIRA DÚVIDA A ABALAR QUE SERÁ DO EDIFÍCIO QUE SOBRE ELA CONSTRUIRDES?
LEVANTAI, CONSEGUINTEMENTE, ESSE EDIFÍCIO SOBRE ALICERCES INAMOVÍVEIS.
SEJA MAIS FORTE A VOSSA FÉ DO QUE OS SOFISMAS E AS ZOMBARIAS DOS INCRÉDULOS, VISTO QUE A FÉ QUE NÃO AFRONTA O RIDÍCULO DOS HOMENS NÃO É FÉ VERDADEIRA.
A FÉ SINCERA É EMPOLGANTE E CONTAGIOSA; COMUNICA-SE AOS QUE NÃO NA TINHAM, OU, MESMO, NÃO DESEJARIAM TÊ-LA. ENCONTRA PALAVRAS PERSUASIVAS QUE VÃO À ALMA. AO PASSO QUE A FÉ APARENTE USA DE PALAVRAS SONORAS QUE DEIXAM FRIO E INDIFERENTE QUEM AS ESCUTA. PREGAI PELO EXEMPLO DA VOSSA FÉ, PARA A INCUTIRDES NOS HOMENS. PREGAI PELO EXEMPLO DAS VOSSAS OBRAS PARA LHES DEMONSTRARDES O MERECIMENTO DA FÉ. PREGAI PELA VOSSA ESPERANÇA FIRME, PARA LHES DARDES A VER A CONFIANÇA QUE FORTIFICA E PÕE A CRIATURA EM CONDIÇÕES DE ENFRENTAR TODAS AS VICISSITUDES DA VIDA.
TENDE, POIS, A FÉ, COM O QUE ELA CONTÉM DE BELO E DE BOM, COM A SUA PUREZA, COM A SUA RACIONALIDADE. NÃO ADMITAIS A FÉ SEM COMPROVAÇÃO, CEGA FILHA DA CEGUEIRA. AMAI A DEUS, MAS SABENDO PORQUE O AMAIS; CREDE NAS SUAS PROMESSAS, MAS SABENDO PORQUE ACREDITAIS NELAS; SEGUI OS NOSSOS CONSELHOS, MAS COMPENETRADOS DO UM QUE VOS APONTAMOS E DOS MEIOS QUE VOS TRAZEMOS PARA O ATINGIRDES. CREDE E ESPERAI SEM DESFALECIMENTO: OS MILAGRES SÃO OBRAS DA FÉ. - JOSÉ, ESPÍRITO PROTETOR.
(BORDÉUS, 1862.).
ALLAN KARDEC. DA OBRA: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário